terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

15ª Jornada - Classificações

Dois penalties por converter, as chaves do fim-de-semana

De Cardozo a Lima, foram dois penalties não convertidos a definir os marcos da 18ª jornada, que permitiu a Sp. Braga e F.C. Porto recuperar dois pontos ao Benfica. Para os encarnados, a antecipação e a vitória no jogo com o U. Leiria, a meio da semana, permitiu atenuar os estragos e manter a condição de líder provisório. Mas nada pode disfarçar o sabor amargo de um fim-de-semana que trouxe uma quebra na velocidade de cruzeiro das últimas semanas.

Claro que é tentador resumir tudo àquele momento em que Cardozo acertou na trave, mas seria injusto resumir a boa resposta de um moralizado V. Setúbal a esse momento de sorte. A verdade é que a equipa de Manuel Fernandes conseguiu o que poucos lograram esta época: abafar a dinâmica do meio-campo do Benfica e controlar o jogo durante largos períodos. Os próximos jogos dirão se foi uma incidência de curta duração ou se a aparente quebra de ritmo encarnada no sábado à noite vai ter mais episódios.

Sp. Braga faz companhia ao dragão

A quebra de ritmo também se estendeu ao Dragão, onde até aos 80 minutos, perante uma Naval muito defensiva, o F.C. Porto sentiu dificuldades para dar sequência às últimas exibições convincentes. Mas a subida de confiança também se mede assim: com números mais categóricos do que a exibição faria supor. E enquanto Varela e Falcao continuarem de pontaria afinada, os problemas vão perdendo dimensão.

Se o F.C. Porto já era um dos vencedores da jornada, foi preciso esperar por esta segunda-feira para colocar o Sp. Braga nesse patamar. E não há como relativizar a importância da vitória no Restelo. sobre um Belenenses cada vez mais afundado na tabela: além das baixas de Vandinho e Mossoró, a equipa teve de gerir a prematura expulsão de Moisés. Foi decisivo o empurrão de Eduardo, ao defender o penalty de Lima, e os golos em momentos cirúrgicos ajudaram a construir um daqueles triunfos que, pelos efeitos no moral, valem bem mais do que três pontos.

Sporting na fossa, Leixões em risco

Contas do título à parte, a jornada confirmou também uma Liga a duas velocidades: há três candidatos ao título e daí para baixo ninguém consegue puxar dos galões. Há 12 pontos a separar terceiro e quarto (Sporting), mas apenas cinco entre o quarto e o décimo (P. Ferreira). Todos os principais candidatos à Liga Europa (Sporting, V. Guimarães, Nacional e U. Leiria) perderam, permitindo a reentrada de Marítimo e Rio Ave na luta.

O desaire em Alvalade acentua o risco de depressão até final da época, e reforça a importância do «derby» desta terça-feira com o Benfica. Ao mesmo tempo, esvazia a expectativa em relação a novidades como Pedro Mendes e Pongolle: já se percebeu que o problema é demasiado fundo para ser resolvidos por jogadas milagrosas de mercado.

Na cauda da tabela, para além de um Belenenses cada vez mais desesperado ¿ e o próximo jogo, na Luz, não ajuda ¿ o grande perdedor do fim-de-semana foi o Leixões, que deixou fugir Olhanense e V. Setúbal, ambos com resultados altamente moralizadores. E o calendário (F.C. Porto-V. Guimarães-Benfica) acentua as preocupações para os lados de Matosinhos.

LRP

18 equipas com o Falcão a capitão, e muitas aquisições no mercado de inverno repetidas em quase todas as equipas, a revelar o que daqui pra frente se vai passar, ou seja, equilíbrio! O desfasamento entre as equipas vai deixar de existir e apartir de agora ganha quem apostar no "cavalo" certo...


4 comentários:

Ricardo Joaninha 10 de fevereiro de 2010 às 09:44  

que jornada esta. Para o lipe havia de ser assim todas as semanas, mas depois de ontem parece que não vai acontecer muitas vezes.
E um torneiozinho de pes com a liga portuguesa e cada um com a sua equipa da liga record... isso é que era.

RNuno 12 de fevereiro de 2010 às 03:08  

Marotti, verifica o Inovgrid, que no site da Liga Record está com zero pontos... teremos 5€ á vista????

RNuno 12 de fevereiro de 2010 às 03:09  

E para o meu vizinho, continuam a não existir dúvidas... o site não engana, está mesmo a respirar debaixo de àgua, e se assim continuar, um jantar irá pagar!!!

leo 12 de fevereiro de 2010 às 11:42  

0 pontos????
confirmadissimo. 0 pontos para o Inovgrid.
5 euros e uma medalha de mérito